Sobre a Ate
ATENÇÃO COM A VARIAÇÃO DE COR:Por trabalharmos com linha de produção, temos um volume muito grande para produzir, fazendo com que fechemos uma matriz utilizando artes de diversas cores. A partir disto, durante a impressão dos produtos podem haver variações na cor de até 10% (para mais ou para menos) da cor do arquivo original.
Lembrando que para a montagem de seu material siga o mesmo nuance de cores na frente e no verso, ou seja, frente clara o verso tem que ser claro, frente escuro o verso tem que ser escuro, evitando assim possíveis manchas (decalques) nos impressos finais.
Abaixo mostraremos alguns cuidados que se deve ter na hora de fechar seu arquivo junto da importância de enviar as cores no formato correto CMYK e não RGB.
Azul Marinho - Por padrão do Corel Draw, a cor AZUL MARINHO tem a seguinte composição: C:100 M:100 Y:0 K:0. Para evitar que seu arquivo tenha manchas ou uma tonalidade próxima do ROXO, aconselhamos a usar a seguinte composição: C:100 M:80 Y:0 K:20. Assim, o resultado final ficará mais próximo do desejado.
Ou seja, padrão CMYK e RGB devem ser sempre verificados antes do envio do arquivo por conter uma variação muito grande de cores.
Laranja - Para esta cor, o padrão do Corel Draw é C:0 M:60 Y:100 K:0, esta formula poderá ficar com tom avermelhado dentro da variação de 10%, para evitar esta variação, utilize C:0 M:50 Y:100 K:0. Assim, o resultado final ficará mais próximo do desejado.
- Para vetores em preto, indicamos a fórmula C:40 M:0 Y:0 K:100 obtendo um preto mais vivo evitando que fique desbotado ou lavado.
- Quando esta formula for utilizada em fundos, os vetores que estiverem em branco deverão estar protegidos com um contorno de 0,3mm em preto na fórmula, C:3 M:3 Y:3 K:100 atrás do preenchimento e em escala com a imagem.
- Em textos deverão seguir as mesmas instruções acima citadas e os mesmos deverão ter o tamanho mínimo de 8 pontos.
- Não utilize preto com os 4 canais de cores carregados, (C:100 M:100 Y:100 K:100 ou outras composições que tenham grandes porcentagens nos 4 canais), pois poderá ocorrer variação no registro e manchas na impressão.
COMO CONVERTER SUAS FONTES EM CURVAS?
O envio de arquivos com fontes pode comprometer o processo de fechamento dos arquivos, além de prejudicar o layout alterando as fontes ao serem substituídas automaticamente. Os textos do arquivo devem ser convertidos em curvas antes da exportação.
Veja como realizar este processo
- CorelDRAW®: Para converter todos os textos do arquivo clique no menu Editar> Selecionar Tudo> Texto e em seguida aplique o comando "Ctrl+Q" (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.
- Photoshop: Selecione a "layer" de texto e com o botão direito do mouse clique em "Convert to Shape".
- Illustrator e InDesign: Selecione o texto com o botão direito do mouse e clique em "Create Outlines" ou pressione o comando "Ctrl+Shift+O" ou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.
Ao montar a sua arte, deve-se levar em consideração a marcação das chamadas "linhas guia". São elas que delimitam até onde poderá colocar informações, imagens ou objetos, sem que corra o risco de que sejam cortados. Logo, deve-se tomar cuidado para não colocar informações ultrapassando as linhas guias.
COMO EVITAR EFEITOS, LENTES, POWERCLIPS E SOMBRAS PARA SEREM IMPRESSOS?
Todos os efeitos seja ele lente, powerclips, sombra, extrusão ou mistura deverá ter tonalidades em CMYK e posteriormente serem convertidos em Bitmap. Lembrando sempre que o arquivo enviado é entendido e assinado com termos online de responsabilidade pela arte, caso o arquivo seja produzido, não será realizada reimpressão do material.
COMO ENVIAR UM ARQUIVO GRADIENTE?
Deve-se ter cuidado com a forma de envio com gradientes, primeiramente com a conversão de cores em RGB para CMYK, pois as cores que irão compor a mesma paleta de cores do RGB para o CMYK. A forma com que se compõem o gradiente na criação do arquivo deve sempre ocorrer no formato CMYK para que seja cuidado a composição das cores.
O primeiro tom do gradiente tem que ser acompanhado do tom mais escuro e na segunda cor do gradiente deve conter apenas a cor mais escura. Caso contrário seu gradiente perderá pigmentação e será o aspecto acinzentado, isto vale para a conversão do gradiente feito em RGB para o padrão CMYK. Todo gradiente depois de ajustado deverá ser convertido em Bitmap.
Exemplo: o gradiente está do Preto para o Magenta.
- Modo errado de composição de cor para o gradiente, primeira composição da cor C:0 M:0 Y:0 K:100 para a segunda composição exemplo C:0 M:100 Y:0 K:0.
- A composição correta é quando existem dois canais abertos na primeira cor (mais clara) e um na segunda cor mais escura exemplo C:0 M:100 Y:0 K:100 para C:0 M:0 Y:0 K:100.
ATENÇÃO: Nunca esqueça de converter todo tipo de efeito em BITMAP com 300 DPI, e de nunca converter um gradiente feito em RGB para o CMYK, pois a forma que se adquire um gradiente do CMYK para o RGB é completamente diferente.
COMO ENVIAR VERNIZ LOCALIZADO?
Para produtos com verniz localizado o procedimento de montagem da arte permanece o mesmo, porém é necessária a utilização de "máscaras de verniz" para indicar o local em que o verniz será aplicado.
Desta forma teremos então 1 arte para a frente a ser impressa, 1 arte para o verso a ser impresso, 1 arte para a indicação de verniz da frente e 1 arte para indicação de verniz do verso.As máscaras de indicação para verniz local, são copias de textos, imagens ou quaisquer objetos onde terão a aplicação de verniz, porém estas cópias obrigatoriamente são uniformes na cor preta.
COMO ENVIO ARTES PARA IMPRESSÃO?
A arte é anexada no ato do pedido. Não são aceitas artes por e-mail ou outras formas de envio a não ser pelo site. A mesma deve ter a confirmação de envio, após o carregamento da arte para que seja enviada com sucesso.
COMO ENVIAR DECALQUE?
Evite arte com um lado claro e o outro muito escuro, pois colabora com o aparecimento de decalque, portanto evite esta combinação. O decalque acontece quando existe uma quantidade muito grande de tinta em determinada área do impresso. Essa tinta demora para secar e acaba resultando em manchas.
Evite composições que possuem percentuais muito altos dos canais de cores, já que resultam em cargas igualmente altas de tinta.
Exemplo de como não fazer: C:100, M:100, Y:100 e K:100.
COMO EVITAR UMA IMPRESSÃO SOBREPOSTA?
Para evitar transtornos com seus produtos depois de impressos, a Gráfica aconselha seus clientes a nunca utilizarem a opção "Impressão sobreposta do preenchimento", pois os mesmos poderão não aparecer no impresso final. Entretanto, é muito simples identificar se existe algum elemento sobreposto. Confira no canal de cores do objeto selecionado se a opção "Impressão sobreposta do preenchimento" está selecionada, caso esteja desabilite-a, caso não esteja, apenas clique em "ok". Evite também colocar Bitmaps em camadas superiores a objetos em curvas, embora tendo bordas transparentes pode corromper as camadas inferiores, causando distorções na imagem no momento da conversão automática do arquivo para produção.
CUIDADOS COM O CANAL PRETO (K)
O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários (CMY), mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:
Os números representam a quantidade de cores que serão impressas em cada um dos lados do papel:
COMO EVITAR UMA IMPRESSÃO SOBREPOSTA?
Para evitar transtornos com seus produtos depois de impressos, a Gráfica aconselha seus clientes a nunca utilizarem a opção "Impressão sobreposta do preenchimento", pois os mesmos poderão não aparecer no impresso final. Entretanto, é muito simples identificar se existe algum elemento sobreposto. Confira no canal de cores do objeto selecionado se a opção "Impressão sobreposta do preenchimento" está selecionada, caso esteja desabilite-a, caso não esteja, apenas clique em "ok". Evite também colocar Bitmaps em camadas superiores a objetos em curvas, embora tendo bordas transparentes pode corromper as camadas inferiores, causando distorções na imagem no momento da conversão automática do arquivo para produção.
CUIDADOS COM O CANAL PRETO (K)
O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários (CMY), mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:
- O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;
- Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;
- Os textos imprimem-se geralmente no preto, pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas.
Os números representam a quantidade de cores que serão impressas em cada um dos lados do papel:
- 1×0 - UMA COR (PRETO) NA FRENTE
Deverá ser utilizado apenas o canal K do CMYK. Escalas de cinza também resultam em uma única cor (Preto). - 4×0 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E VERSO SEM IMPRESSÃO
Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. O verso não recebe impressão. - 4×4 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E 4 CORES (CMYK) NO VERSO
Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente e no verso do material.
DIFERENÇAS ENTRE CORES CMYK E RGB
Cada padrão de cor tem sua aplicação designada por composição e quantidade de cores utilizadas. O monitor de computador transmite cores de padrão RGB, isto significa que o arquivo impresso não pode ser comparado com o arquivo da arte, pois o correto da arte é ter o padrão de impressões CMYK.
RGB: é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse é um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição natural dos raios solares (ou artificialmente através de determinados focos de luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, TVs, câmeras digitais, etc.
CMYK: é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Ao contrário do padrão RGB, esse sistema é subtrativo, onde parte das cores que vemos vem também da luz que não é refletida. O padrão CMYK é o indicado para mídias impressas.
O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir suas peças, serão utilizadas as cores CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzido a partir do ciano, magenta, amarelo e preto. Por isso é IMPOSSÍVEL a fidelização de cores. Sempre haverá uma variação de 5% a 10% na tonalidade.
ENCONTREI ERROS NA MINHA ARTE, COMO PROCEDO PARA ENVIAR A ARTE CORRETA?
Antes de enviar seu arquivo, deverá ter plena ciência de que está enviando um arquivo pronto para a impressão, a arte do cliente é de responsabilidade do cliente e quando o mesmo anexa o arquivo na compra assina um termo online se responsabilizando pela correção da arte.
A atenção antes de enviar o arquivo é crucial, caso o pedido não tenha entrado em produção e esteja entre o status de pagamento e/ou analise da arte é a única forma de modificar o arquivo para ser impresso, o cliente deve entrar em contato o mais rápido possível com nosso setor de atendimento, que suas dúvidas serão esclarecidas.
Se o status do pedido for "Em Produção" não haverá possibilidade de enviar a nova arte e o impresso será realizado com o primeiro arquivo.
Se o status do pedido for "Em Produção" não haverá possibilidade de enviar a nova arte e o impresso será realizado com o primeiro arquivo.
IMPORTÂNCIA DO PREENCHIMENTO DA ARTE
Se deve ter muita atenção ao preenchimento do espaço total da arte com espaço determinado para sangra. Caso o fundo da arte não esteja preenchido completamente será aberto o reenvio da arte para que o cliente nos envie corretamente com toda a arte no espaço do gabarito. Se o fundo ficasse incompleto da chance de aparecerem bordas brancas após corte do material.
Por tanto, é necessário que o preenchimento do fundo de sua arte complete o fundo do gabarito passando as linhas guias.
Ele cria arquivos seguros e confiáveis, independente da origem do aplicativo permitindo seu uso por todo o sistema de fluxo do trabalho gráfico. PDF/X1-a são arquivos do tipo, Adobe PDF que possuem características específicas para o uso gráfico profissional por atender aos requisitos técnicos de resolução e cor. A criação da arte poderá ser realizada em qualquer programa de edição ou criação de imagem, como Photoshop, CorelDraw, Illustrator ou InDesign.
O QUE É SANGRIA E ÁREA DE SEGURANÇA?
A margem de segurança é a área que limita aonde textos e informações importantes devem estar para que não tenham perigo de serem cortadas. No padrão de cada produto está a margem específica para ser adotado.
Após o processo de impressão, o material será cortado (refilado) no seu tamanho final. Trabalhamos com 0,3cm de sangria, ou seja, a arte de um panfleto 15x21, terá sua arte na dimensão 15,3x21,3 (0,15cm de cada lado do tamanho final do impresso).
A marca de corte obedece obrigatoriamente ao tamanho final do impresso, e por causa da variação do corte, é aconselhado que os elementos da sua arte estejam sempre à no mínimo 0,3cm das margens do tamanho final do seu impresso.
PORQUE USAR PADRÃO AO CRIAR MINHA ARTE?
POSSO COLOCAR BORDAS NA MINHA ARTE?
Não aconselhamos que utilize bordas, pois podem ficar desiguais após o processo de corte e não faremos reprodução caso ocorra algum erro, visto que o mesmo é iminente.
O QUE É SANGRIA E ÁREA DE SEGURANÇA?
A margem de segurança é a área que limita aonde textos e informações importantes devem estar para que não tenham perigo de serem cortadas. No padrão de cada produto está a margem específica para ser adotado.
Após o processo de impressão, o material será cortado (refilado) no seu tamanho final. Trabalhamos com 0,3cm de sangria, ou seja, a arte de um panfleto 15x21, terá sua arte na dimensão 15,3x21,3 (0,15cm de cada lado do tamanho final do impresso).
A marca de corte obedece obrigatoriamente ao tamanho final do impresso, e por causa da variação do corte, é aconselhado que os elementos da sua arte estejam sempre à no mínimo 0,3cm das margens do tamanho final do seu impresso.
PORQUE USAR PADRÃO AO CRIAR MINHA ARTE?
O padrão auxilia para que todas as impressões saiam com a mesma qualidade oferecida pela Gráfica, se não houvesse um padrão as impressões teriam descontinuidade de um arquivo para o outro. O padrão auxilia a gráfica quanto o cliente, se o cliente segue nosso manual e tem todos os cuidados devidos com seu arquivo o erro na impressão é quase nulo, e caso o erro for da parte da gráfica o produto será analisado pelo setor de qualidade e reimpresso. O mesmo não acontece se o erro for por parte do cliente, na qual não seguiu os padrões estabelecidos pelo nosso manual.
POSSO COLOCAR BORDAS NA MINHA ARTE?
Não aconselhamos que utilize bordas, pois podem ficar desiguais após o processo de corte e não faremos reprodução caso ocorra algum erro, visto que o mesmo é iminente.
PROPRIEDADES DE DOCUMENTOS DO CORELDRAW
QUAL RESOLUÇÃO DEVO SALVAR MINHA IMAGEM?
Objetos em Bitmap: Onde só poderão aparecer objetos convertidos em CMYK ou TONS DE CINZA (para materiais 4×1).
Caso apareça algum objeto convertido em outro padrão de cores deverá converter para CM YK
Efeitos: Poderá localizar se algum efeito não foi convertido em bitmap.
Exemplos de efeitos, (Lentes, gradientes, sombras, Powerclip e outros). Caso apareça a informação de algum efeito, o mesmo deverá ser convertido em BITMAP CMYK ou TONS DE CINZA com 300DPI.
Exemplos de efeitos, (Lentes, gradientes, sombras, Powerclip e outros). Caso apareça a informação de algum efeito, o mesmo deverá ser convertido em BITMAP CMYK ou TONS DE CINZA com 300DPI.
Preenchimentos: Dentro deste campo aparecerá todos os objetos que contém ou não preenchimentos. Se caso aparecer algum objeto com preenchimento que não esteja no padrão de cores CMYK o mesmo deverá ser convertido.
Contornos: Assim como o campo PREENCHIMENTOS, o campo "CONTORNO" mostra todos os objetos que contém ou não contorno, sendo assim, se aparecer algum contorno fora do padrão de cores CMYK o mesmo deverá ser convertido.
Estatísticas de Texto: Mostra todos os textos que não foram convertidos em curva. Caso apareça algum, o mesmo deverá ser convertido em curvas.
QUAIS CUIDADOS DEVO TER COM MEU ARQUIVO?
QUAIS CUIDADOS DEVO TER COM MEU ARQUIVO?
- Não use letras muito pequenas, inferior ao corpo 7.
- Não garanta a cor idêntica da tela do monitor para o material, pois existe a diferença de calibragem entre os monitores e o produto já impresso.
- Respeite a margem de segurança e sangra.
- Converta as fontes em curvas.
- Não use preto carregado nas artes para evitar o decalque.
- Converter em CMYK as imagens e todos os objetos.
QUAL RESOLUÇÃO DEVO SALVAR MINHA IMAGEM?
Para que uma imagem tenha boa qualidade para impressão, é importante que ela possua resolução mínima de 300 DPIs e conversão de suas corer para CMYK, deve-se ter sempre em mente que arquivos com imagens em padrão RGB serão recusados na análise do arquivo. A arte com uma boa resolução fica muito mais definida e os textos legíveis, além de contornos mais sólidos. Porém é importante saber que o resultado do impresso final de um arquivo que contém imagens não pode ser comparado com a impressão de um arquivo que todos os objetos estejam em vetores, pois vetores tem mais definição que imagens.